sexta-feira, 30 de dezembro de 2011

Jacar não engorda!

Oie!!
Li esse post há algum tempo atrás e achei muito interessante, por isso achei que vcs também iriam gostar de ler.   

Jacar não engorda?
O que poucas pessoas sabem é que o nosso corpo tem um mecanismo de compensação. Muitos estudos já evidenciaram que quando aumentamos muito a nossa ingestão energética ou reduzimos muito o gasto por um a dois dias (um final de semana, um dia de churrasco, um encontro com amigos, etc.) o nosso organismo se auto-regula para manter a chamada homeostase (equilíbrio corporal). Ou seja, se em um dia aumentamos muito a ingestão de energia (quilocalorias), o corpo irá gastar mais do que o habitual, justamente para tentar manter o peso anterior e a quantidade de gordura corporal.

Seguindo a mesma linha, quando realizamos restrições energéticas severas (como em dietas com shakes ou muito restritivas) a resposta do nosso organismo é diminuir o metabolismo para reduzir os gastos e poupar energia.

É por essa razão que toda vez que decidimos reduzir nossa ingestão por muitos dias temos uma grande perda de peso no início da dieta, mas após algumas semanas ou meses entramos em um “platô” em que o peso estabiliza. Esse platô acontece justamente porque o corpo se adapta às condições impostas e passa a preservar energia.

O que acontece na segunda-feira após um churrasco de domingo quando você se sente bem mais “cheinho”? Talvez um pequeno ganho de gordura (provavelmente bem pequeno) e possivelmente peso mais elevado em virtude de acúmulo de líquidos (principalmente quando há consumo de alimentos muitos salgados) e de bolo fecal. Vale ressaltar que um ou dois dias após o peso tende a voltar ao anterior.

Portanto, se você exagerou um dia ou uma refeição, não se sinta culpado, o seu organismo está colaborando com períodos “extremos”. O PERIGO DA ALIMENTAÇÃO ESTÁ EM TRANSFORMAR A EXCEÇÃO EM REGRA!
        

2 comentários:

Juuu disse...

Oi gatona! Parabens por sua vitoria de 15kg!!!
Ai meu problema eh que uma jacada eh sucedida de vaaaaaaaaaaaaarias outras uahuahua tipo alcoolatra, o primeiro chocolate estraga minha RA...HUAHUAHUA
Vc está mais lenta para emagrecer pois já teve uma perda grande de peso e seu corpo está abituado com a alimentacao saudavel...nao desanime que logo o ponteiro da balanca anda!!! vou te seguindo bjus

Wanessa Francielle disse...

Oie Ju, obrigada pela sua visita. Bjus